Uma das escolhas que temos que fazer quando montamos o quarto de bebê ou de criança é o piso que usaremos. As opções são diversas. Sou a favor de usar a mesma linguagem em todos os quartos da casa, se for utilizado madeira na área dos quartos, assim deve ser o quarto de bebê. Mas se a escolha for um piso frio para todos os quartos, um mármore ou uma cerâmica, acho que temos algumas opções para deixar mais aconchegante.

O piso da área íntima da casa, ou do apartamento, deve ser pensado juntamente com o restante do lar. Quanto menor a casa, menos materiais devem ser usados, para que haja uma unidade maior e dê a impressão dos ambientes serem mais amplos. Existem muitas opções de materiais. Eu os dividi em três categorias para facilitar a explicação: pisos frios (mármores, granitos e cerâmicas), pisos quentes (madeiras e laminados) e os pisos vinílicos. Geralmente, o os materiais nessas categorias têm comportamentos semelhantes. O que varia bastante são os preços.

Quando o quarto de bebê tem o piso frio, em regiões que a temperatura fica baixa no inverno, podemos minimizar o desconforto com algum tapete que decore o quarto e ainda deixe o local de brincar aquecido. Essa opção é rápida e barata comparada a algumas outras.

O piso de vinil fofinho é muito bom para os primeiros anos de vida da criança porque é muito fácil de limpar e quando cai, ela não se machuca. Não é tão fácil achar referências dele, mas é muito utilizado em brinquedotecas e creches. O site da Revest Vinil é bem explicativo da técnica e vantagens do produtos, além de exemplos executados. Esse piso pode ser aplicado em cima de qualquer outro, portanto, é uma maneira prática de colocar o piso adequado ao bebê e depois retirar.

Outra opção temporária de piso para um quarto de bebê é colocar tatame sobre o piso existente. Eles são muito tradicionais no Japão, utilizados nos ambientes secos da casa, têm tamanho padronizado de 0,9m por 1,8m. Essa medida padrão permite saber o tamanho dos ambientes a partir do número de tatames que ele tem. Existem vários tipos de tatame, um deles é composto de palha de arroz prensada coberta com uma esteira, outro tipo, sintético, é o de EVA (Etileno Acetato de Vinila). Esse modelo é uma borracha sintética, achada nas medidas de 1m por 1m ou 1m por 2m. Os dois modelos citados de tatames são ótimos para crianças porque absorvem em grande parte o impacto no momento da queda e são firmes , favorecendo assim a movimentação nos primeiros passos. Aqui no Brasil, a família de Meizo e de Hanae Yamamura produz alguns tipos de tatames na Original Tatamis.

Abaixo, algumas vantagens e desvantagens das opções de pisos citadas no texto.

Piso frio – Pedra natural (Mármore e Granito) ou Cerâmica
Vantagens: Fácil de limpar, grande variedade de modelos, muito resistente.
Desvantagens: Frio, duro.

Madeira ou laminado – Matéria prima natural.
Vantagens: Aconchegante, alta durabilidade, elegante.
Desvantagens: Manutenção mais frequente, preço mais alto, grande dilatação.

Vinil – Piso feito de PVC, réguas de aproximadamente 95 cm de comprimento e 18 cm de largura.
Vantagens: Fácil de limpar, reciclável, resistente a riscos e manchas, hipoalergênico.
Desvantagens: Não é resistente à água.

Vinil fofinho – Revestimento plastificado sobre manta de feltro, fixado nas laterais (rodapé).
Vantagens: Super fofinho, fácil de limpar, hipoalergênico, pode ser aplicado em sobreposto ao piso existente.
Desvantagens: Por ser uma fina camada de vinil, pode rasgar com objetos pontiagudos.

Tatame de EVA – Existem várias outras composições de tatame, como o de palha de arroz prensada, placas de OSB, entre outros, mas o mais indicado para crianças é o de EVA.
Vantagens: Variedade de cores, macio, fácil de limpar, resistente a água e a impactos.
Desvantagens: Precisa desmontar para limpar embaixo.

Como pôde ser visto, não existe um piso certo ou errado, assim como a maternidade em geral, as decisões são tomadas de acordo com o que é mais vantajoso para aquela família. Só precisamos analisar as vantagens e desvantagens de cada. Deixe seu comentário abaixo de qual piso é o ideal para o quarto do seu bebê ou sua pergunta caso tenha ficado alguma dúvida.

 

Piso de vinil fofinho