Semana passada, mudamos de estação, no dia 21 de junho começou o inverno. Com a chegada dele, as temperaturas caíram e os ventos aumentaram. As consequências são parquinhos mais vazios, brincadeiras ao ar livre menos frequentes, e narizes escorrendo. A ideia deste post é ajudar as mães e os pais a sugerirem e conduzirem brincadeiras dentro de casa. Assim, as crianças se divertem, não ficam entediadas e têm com o que se ocupar. As opções que vou indicar são recomendáveis para crianças de aproximadamente três anos, idade do meu filho, mas também podem manter o interesse de mais velhos e de mais novos. Então, vamos lá!

Salto em distância

Essa atividade é muito legal para gastar energia. Consiste em colar paralelamente fitas adesivas no chão a distâncias regulares, por exemplo, a cada 30cm. O objetivo é a criança tentar saltar cada vez mais distante do marco inicial. A criança pode iniciar a atividade parada, pode correr inicialmente e depois saltar, pode tentar com uma perna só, pode arremessar uma almofada para ver o quão longe pode jogar, várias possibilidades.

Jogo de lógica

Um jogo Montessori, que estimula o pensamento. Basta imprimir duas folhas iguais, recortar as bolinhas de uma, colar em palitos de picolé na mesma ordem da folha inteira e dar para a criança se divertir. Se você gostou dessa brincadeira, é só CLICAR AQUI PARA BAIXAR!!!

Pote e tampa

Objetos simples da casa também podem virar brincadeira. Os potes de plástico da cozinha podem virar jogo de encaixe, a criança tenta achar as tampas correspondentes. Outra possibilidade é que depois os potes podem virar bateria, só entregar uma colher de madeira e deixar por conta. Em seguida, será que as vasilhas de diversos tamanhos encaixam uma na outra?

Bonecos que dançam

Essa achei o máximo! Aprendi com a Raquel Jaskulski, do site Mamãe Cria e Brinca, e o filho dela, Enzo. Peguei uma superfície de vidro, limpei bem e desenhei um bonequinho de palito com caneta para quadro branco. Depois, espalhei água com cuidado para não destruir o boneco e soprei devagar com um canudo. O resultado eu mostro no vídeo abaixo. Se quiser ver o vídeo que ela fez direitinho mostrando tudo, é só ir no site dela conferir.

 

Arco-íris

Há um tempo comprei uns pompons coloridos na Pikabuu Store. Estava à procura de atividades mais quietinhas e que trabalhassem a coordenação motora. Essa opção de brincadeira serve bastante para crianças pequenas também e para os grandes, dá para dificultar pedindo que coloque os pompons com pinças nos locais. Fiz um arco-íris bem legal. É só CLICAR AQUI e imprimir para poder brincar com ele.

Fitas no chão

Uma dica de atividade para gastar mais energia é colar fitas coloridas no chão de diversas maneiras: reta, zig-zag, curva. A tarefa, sobre a linha, pode ser assoprar pompons com canudos, caminhar de frente, caminhar de costas, ou até de lado. Outra possibilidade é ir de olhos fechados sentindo a textura. Quem sabe criar um labirinto com as fitas para a criança entrar e sair sem pisar nas linhas. Basta comprar fitas coloridas e soltar a imaginação!

 

Se você gostou das opções e quer mais sugestões, pode visitar os sites que consulto e gosto bastante. As imagens são de sites que consulto sempre para ter ideias de atividades. Geralmente, eles separam as brincadeiras por idade, em alguns, dá para filtrar se acontecem dentro ou fora de casa. Tem diversas opções! Ache seu site preferido para brincar muito.

Se você gostou desse post, comenta aqui embaixo! Vou ficar muito feliz de saber o que está achando do blog! Se gostar das duas atividades que deixei aqui para baixar, me conta também. Beijos e até quinta que vem.